10 coisas que você não sabia sobre William O Shakespeare? e como influenciou sua vida
William Shakespeare foi um dramaturgo, poeta e ator inglês. É considerado o escritor mais importante da língua inglesa e um dos mais célebres da literatura universal. Mas isso de certeza já sabia, então, que melhor passemos aos dados curiosos de William Shakespeare.
1.- Diz-Se que nasceu em 23 de abril de 1564 e morreu em 23 de abril de 1616, assim, que, aparentemente, morreu no mesmo dia em que nasceu. Mas como existem muito poucos factos documentados de sua vida, alguns mencionam que nasceu no dia 26 de abril.
2.- Não sabemos realmente qual é a forma correta de escrever seu nome completo e apesar de conservas seis assinaturas do personagem, é que se escrevem de forma diferente, como exemplo temos “Willm Shackper”, “Wm Shakspea” ou “William Shackspere”. Por isso existem mais de 80 variações registradas para a grafia de seu nome e sobrenome, algumas são Shakespe, Shakspe, Shakspere e Shakespear.
3.- Diz-Se que teve 7 irmãos e 3 irmãs. E por ser uma família de origem humilde, acredita-se que a maioria de seus familiares eram analfabetas.
Não obstante, o autor tinha conhecimentos sólidos dos clássicos gregos e latinos, bem como da literatura. E talvez os idiomas de França, Itália e Espanha. E em suas obras reflete um magnífico fluxo de experiência. Para citar alguns exemplo, ele usou termos e precedentes jurídicos, além sabia muito de medicina, da caça, bem como de etiqueta cortesã.
4.- Aos 18 anos, casou-se com Anne Hathaway… e não… não era a famosa atriz da atualidade, mais bem era uma mulher oito anos mais velha do que ele. Aparentemente, tinha pressa em organizar o casamento, porque ele tinha grávida. Uma das poucas coisas que se sabe dessa relação é que costumavam viver separados.
Anne Hathaway (1556-1623) / Anne e William
5.- Apesar de que chegou a ter duas filhas e um homem, de Shakespeare, morreu sem descendência. A razão foi porque seu filho, de nome Hamnet, morreu aos 11 anos de idade e apenas uma de suas filhas lhe deu uma neta, que morreu sem descendência, em 1670.
Os filhos de Shakespeare chamavam-se Susanna, Hamnet e Judith
6.- Escreveu 37 peças de teatro e outras 154 obras. Assim que se calcula que escreveu um total de 884.429 palavras.
7.- Existe uma lenda que afirma que em seu túmulo se encontram outras obras inéditas que o mesmo escreveu, mas, aparentemente, isso não se verifica devido ao epitáfio que está em seu túmulo e diz: “Bom amigo, por Jesus, abstém-te de profanar o corpo aqui enterrado. Bendito seja o homem que respeite estas pedras, e maldito o que remover meus ossos”.
Túmulo de William Shakespeare (David Jones – originally posted to Flickr ás And curst be eu yt move my bones)
8.- Sua obra mais curta é intitulado “A comédia dos erros” e a duração de sua representação é de quase hora e meia. Sua obra de maior duração é “Hamlet”, e dura quatro horas. Alguns calculam que uso mais de 7.000 palavras nesta obra e outros pensam que este trabalho foi em homenagem a seu filho, já falecido.
A comédia dos erros e Hamlet
9.- Muitos de seus personagens morrem de forma trágica e no seguinte gráfico é possível ver mais de 60 personagens que chegam a ter tristes resultados.
10.- É o segundo autor mais citado no idioma inglês. Mesmo inventou um total de 1.700 palavras e expressões. E introduziu cerca de 3.000 palavras ao inglês ou, pelo menos, foi o primeiro a escrever tudo em inglês. Algumas dessas palavras são:
amazement (espanto), arrogance (arrogância) assassination (assassinato), bloody (de sangue), generous (generoso), road (estrada) e suspiscious (suspeito).
Também acho expressões como:
“Não é ouro tudo o que brilha”, “Eis a questão”, “Boa viagem”, “Coração de ouro”, “Morto como um prego”, “Nok, nok Quem é?” e “por Deus santo”
E como já havia mencionado em um artigo anterior, é também o primeiro a escrever o nome de “Jessica”.
Então, já sabe. E se alguém quer fazer uma brincadeira com a expressão “nok, nok Quem é? …” é porque, talvez, leu uma obra de William Shakespeare.
Um dado extra:
Não existe um ator que se considere realizado se falta em sua carreira a encarnação de um dos complexos personagens de Shakespeare. Pelo menos mencionaremos dois actores de cinema, Mel Gibson como “Hamlet” e Al Pacino no papel de Shylock na obra “O mercador de Veneza”
Além disso, foram feitos mais de 50 filmes relacionados com as obras de Shakespeare, alguns são diretamente colhidos da obra e outras são adaptações.
Alguns exemplos dessas adaptações são:
“O planeta proibido” (1956), “Looking for Richard” (1996), “10 coisas que odeio em você” (1999) e “Uma garota em apuros” (2006)