11 Semelhanças entre os antigos gladiadores e os ‘gladiadores’ modernos
Embora a vida dos gladiadores romanos já é história antiga, podemos dizer que algumas coisas não passam de moda. Vejamos quais são na lista de dados curiosos dos gladiadores romanos e os modernos.
Aqui as curiosidades dos gladiadores e semelhanças com os eventos esportivos atuais.
1. Escolas para gladiadores. Chamavam-Se “ludus” e ensinavam técnicas de combate. Havia estatais e privadas. Hoje existem escolas onde ensinam algum esporte… Só que os gladiadores estavam acorrentados a maior parte do tempo e viviam em pequenas células, porque eram prisioneiros.
Representação de um Ludus (esquerda), Escola de Futebol (direita)
2.- Formadores com experiência. Chamavam-lhe doctore ou magister e muitos eram gladiadores veteranos que se haviam retirado. Atualmente a grande maioria dos formadores de um equipamento desportivo, em um tempo foram jogadores desse mesmo esporte.
3.- Jogar em uma determinada posição. Dependendo das habilidades da pessoa que lhe concedeu o tipo de gladiador que seria. Algumas dessas categorias são representadas na figura a seguir.
Estas classificações lhe permitiam conhecer seu adversário, por exemplo, um murmillo lutava contra um hoplomaco. Da mesma forma, o treinador (ou o tipo que nos escolheu para jogar no seu computador em um jogo dominguero) nos diz que posição vai jogar. E se eu te tocar na defesa, então você saberá que seu adversário é um atacante.
Murillo vs Hoplomaco (esquerda) e Kevin São vs Michael Jordan (direita)
4.- Clássicos duelos. Quando enfrentavam gladiadores de diferentes cidades ou províncias, surgia rivalidade entre as pessoas desses lugares e por isso iam os anfiteatros com suas respectivas “bandeiras” para apoiar o seu gladiador.
Batalhas entre Gladiadores (esquerda) e Real Madrid vs Barcelona (direita)
5.- Famosos por suas vitórias. Tanta era a fama de alguns lutadores que escreviam poemas, os comparavam com os heróis míticos e até os meninos gravavam suas figuras e seus nomes nas paredes de suas casas. Em nossos dias, várias pessoas têm fotos de seu jogador favorito em sua casa.
6.- Começam seus itens pessoais. O escritor “Plínio, o velho, mencionou que alguns funcionários do ginásio recolhiam o suor, sujeira e óleos que se tirassem os gladiadores de seu corpo e os vendiam por uma grande soma de dinheiro.
7.- Usados em marketing. Alguns, aproveitando a fama do gladiador o utilizavam para promover seus produtos. As mulheres gastavam uma grande quantidade de dinheiro em cremes corporais que continham o suor de um gladiador, pois acreditavam que estas mantinham a pele jovem. Também vendiam sangue de um gladiador vivo, pois achavam que isso lhes daria saúde e sorte.
Comerial de Merthiolate com gladiadores romanos (1987 d.C.) / Publicidade com o jogador de beisebol Robert Perez
8.- Um gladiador já falecido, também podia ser uma fonte lucrativa. Dizia-Se que, se um homem epiléptico bebia o sangue quente de um gladiador recém-falecido, se curar de sua doença. Assim que o produto era muito caro… e, por sinal, você sabia que, em 2010, leiloou uma bola do já falecido Babe Ruth (1895-1948) em 264,500 dólares?
9.- Querer ser como aquele gladiador. Tanta era a sua popularidade que vários queriam imitá-los. Um desses foi o imperador Cômodo, que participou em alguns combates vestindo como gladiador. Embora o preferia vestir-se como Hércules, porque acreditava que tinha a força daquele herói mitológico. Você conhece um amigo que gosta de usar a camiseta de seu jogador favorito?
Imperador Comodo vestido como Hércules e uniforme esportivo para que você possa se vestir como Neymar JR.
10.- O encontros arranjados? Diz-Se que Confortável, ganhou mais de 700 lutas porque tinha a vantagem. Enquanto ele estava bem armado, seus adversários eram drogados ou já estavam magoados por lutas anteriores e suas armas em ocasiões eram de madeira ou de esponja. E, para finalizar, eram proibidos de ferir o mandatário na batalha… o bom é que já não se conseguem os eventos. Ou será que sim?
11.- O praticavam tanto homens como mulheres. Chamaram-Gladiatrix as mulheres e, normalmente, lutavam contra outras mulheres, anões ou animais. Por um tempo usaram uma roupa parecida com a do murillo. No ano 200 a.C. se proibiu as mulheres de ser gladiadoras. Em nosso século, homens e mulheres praticam o mesmo esporte.