Uncategorized

É verdade que a gigantesca estrela Sirius, influencia na temporada de ‘inverno’?

Existe uma relação entre a estrela Sirius, e a temporada de inverno?
Sírio é a quinta estrela mais próxima do Sistema solar. É duas vezes maior do que o nosso sol, e como é de 25 vezes mais brilhante, na noite chega a ser a estrela mais brilhante do céu. Tanta foi a fascinação por esse brilho branco-azulado que antigas civilizações a chegaram a considerar como “o sol por trás do sol”, pois acreditavam que era a fonte de energia do nosso Sol.

Esta estrela também faz parte da constelação do cão Maior (Canis Major) e na antiguidade, via-se esta constelação como um dos cães que seguia fielmente, a seu dono, Orion. Por isso, podemos identificar a Síria, perto do grupo de estrelas chamadas “cinturão de Órion”. Mas em algumas épocas do ano, esta estrela não pode ser observada a olho nu, e passado alguns dias volta a ser visível.

O que tem que ver isso com a temporada de calor?
Pois que, anos atrás, a primeira aparição de Sirius depois de seu período de invisibilidade acontecia na temporada mais quente do ano, ao observar seu brilhante fulgor, que se pensava que ele estava dando muito mais energia do sol. E uma vez que fazia parte da constelação do cão maior, chegou a vez de conhecer esse período como Canícula e depois, em alguns lugares se lhe chamo de “dias de cão”.