Você sabe onde se encontram os primeiros anúncios publicitários do mundo?
A publicidade é a ação que se realiza, para que uma coisa se chegue a notar. E na natureza encontramos os primeiros anúncios, os quais são utilizados para a preservação e propagação da vida.
Por exemplo, temos o uivo do lobo, com o que comunica a sua presença e assim evita se encontrar com outras manadas quando andam à procura de alimento.
As borboletas, o macho libera feromônios para anunciar que está à procura de casal e estas são detectadas a quilômetros de distância. E as cores preto e amarelo da lagarta da borboleta Cinabre que avisa seus predadores que seu sabor é um tanto desagradável como tóxico.
Primeiros anúncios feitos pelo homem
Com o tempo, o homem também chegou a realizar seus anúncios. No Egito, foi encontrado um papiro em Tebas que foi escrito há mais de três mil anos, e anunciou uma recompensa para quem devolvesse a um escravo fugitivo ao lugar “onde se tecem as mais belas telas”.
Papiro de Shem, traduzido para o português
Na antiga Grécia, o reformador político Sólon, por volta do ano 480.C. escreveu um código de leis em um paralelípido, ato que para alguns foi listado como um meio de propaganda.
Imagem de um paralelípido
E na província chinesa de Hunan, foi descoberto um papel com o impresso publicitário mais antigo. Tem mais de 700 anos de idade e acredita-se que era para empacotar pinturas. No canto direito do papel aparecem impressas as especificações do artigo, a direção do comerciante e a frase: “Em comparação com outras pinturas a óleo, o tom de nosso produto é único”.
Hoje a publicidade é tão eficaz que, em alguns países, podem ser vistas até 3.000 anúncios por dia.