7 Dados curiosos que você precisa saber sobre o Parque Nacional de Komodo
O dia de hoje, o Google comemora os 37 anos do Parque Nacional de Komodo com um doodle dedicado ao dragão de Komodo, lagarto maior do mundo.
Por isso, trazemos alguns dados curiosos que você tem que saber do Parque Nacional de Komodo e aos “dragões de Komodo”.
1. Parque Nacional de Komodo é encontrada na Indonésia, dentro das Ilhas da Sonda. Inclui as ilhas de Komodo, Rinca e Padar, juntamente com várias outras ilhas mais pequenas,
Incluindo a terra e a água, o parque nacional abrange quase 2 km.
2. O parque foi fundado em 6 de março de 1980, com o objetivo de proteger o dragão de Komodo, o maior do planeta, que mede até três metros de comprimento e chega a pesar 160 quilos. O objetivo foi ampliado posteriormente para a proteção da flora e da fauna da região, incluindo as zonas marítimas.
3. Há mais de 3.000 dragões de Komodo. Mas, a ilha é também o lar de muitos outros animais, incluindo as presas do dragão, cervos de timor, e 72 espécies de aves, de acordo com o site, Parque Nacional de Komodo. Além disso, possui mais de 1.000 espécies de peixes, cerca de 260 espécies de corais formadores de recifes, e 70 espécies de esponjas. “Dugongo, tubarões, arraias, pelo menos 14 espécies de baleias, golfinhos e tartarugas marinhas também fazem do Parque Nacional de Komodo, na sua casa.”
4. Os dragões de Komodo são os lagartos mais grandes que vivem no mundo, de acordo com o Zoológico Nacional Smithsonian. Os Komodo também podem ser canibais. Felizmente, os jovens passam a vida nas árvores, o que provavelmente ajuda a reduzir o risco de predação dos adultos.
5. Os dragões de Komodo podem correr até 20km por hora em terra. Sua estratégia de caça é baseada no sigilo e o poder. Podem passar horas em um só lugar, à espera de um veado, javali, bode ou qualquer coisa de tamanho considerável e nutritiva. “Quando se sentem ameaçados, losKomodos pode vomitar o conteúdo de seus estômagos para reduzir o seu peso com o fim de fugir mais rápido.
6. Os dragões também podem nadar. Embora, os dragões de Komodo não estão na lista de espécies em perigo de extinção, considera-se que são vulneráveis.
7. O dragão de Komodo é um pré-históricos Seus dentes, que podem chegar a ter dentes de 2,5 cm de comprimento, que o tornam um dos animais mais perigosos. Além disso, a sua língua, que lembra a de uma cobra, é venenosa.