As estátuas da Ilha de Páscoa estão ameaçadas pela mudança climática
Situada a cerca de 3.700 quilômetros da costa do Chile, a Ilha de Páscoa ou Rapa Nui é um dos lugares mais fascinantes e misteriosos do planeta. A ilha conta com uma população indígena de cerca de 6.000 habitantes, e a cada ano recebe cerca de cem mil visitantes. Mas, agora, um relatório publicado no The New York Times revela que esse incrível lugar pode estar em risco por causa da mudança climática.
O relatório observa que, para o ano de 2100, o nível das águas pode ter subido cerca de dois metros. Claro, Rapa Nui não vai desaparecer, engolida pelas águas, já que é uma ilha vulcânica de grande altura, mas o seu impacto se não vai afetar muito a suas zonas costeiras. De fato, em algumas áreas da ilha, o impacto da subida do nível do mar já levou muitos dos vestígios de antigos moradores da ilha tenham sido desenterrados e tragados pelo mar.
O problema é grave, porque muitas de suas célebres estátuas de pedra (quase dois terços) estão situadas na linha de costa. Claro, com uma subida de dois metros, o mar não vai engolir, mas a erosão, que provocaria, poderia causar o seu colapso. Movê-las de site planeta quase como a única solução possível.
Fonte: The New York Times.