A Polícia de Pequim já usa óculos de reconhecimento facial para caçar criminosos
Em fevereiro já nos fizemos eco das primeiras provas com estes óculos smart que eram capazes de detectar, em poucos segundos, o rosto das pessoas e identificar se eram ou não criminosos. Graças a este novo sistema de reconhecimento facial, foram capazes de parar até 7 fugitivos em apenas um mês de funcionamento, pelo que decidiram ampliar seu uso para outras cidades. A última em experimentá-lo foi a Polícia de Pequim, em diferentes postos de pedágio das rodovias.
Os óculos usam a tecnologia de realidade aumentada desenvolvida pela startup LLVision. A ideia é usá-las de frente para a reunião anual do Parlamento da China, no centro de Pequim. Ainda assim, espera-se que este passo sirva em prol da tecnologia sirva como um empurrão para que o Governo continue a apostar neste tipo de dispositivos.
Apesar de que existem muitos cidadãos preocupados com os limites entre o público e o privado, o CEO da LLVision, Wu Fei, acredita que os óculos serão utilizadas para causas nobres, por isso não há necessidade para se preocupar.
Pic credit: Flickr