Uncategorized

Descobrem um colossal fraude arqueológico

O pesquisador James Mellaart, foi um dos descobridores, em 1958, do sítio neolítico de Çatalhöyük, na Turquia. Uma década depois, os trabalhos do arqueólogo deram como resultado a descoberta de soberbos, gravados em pedra, e também de inscrições em um idioma chamado Luwian. Mas, agora, um eaquipo de especialistas descobriu que uma parte daqueles achados foram criados pelo próprio Mellaart.
Para compreender bem toda a história, há que recuar até 1995, data em que Mellaart publicou seus primeiros estudos sobre aquelllos descobertas. O pesquisador afirmou que ele não sabia decifrar aquele antigo idioma (apesar de agora se descobriu que não era verdade), mas que outros especialistas (todos já falecidos naquela data), o haviam ajudado a decifrar o conteúdo de tais inscrições. Mellaart disse que estava preparando um grande volume, com toda a informação e pedia a seus colegas que a publicassem por ele após a sua morte, se ela não lhe dava tempo para acabar com ele.
Foi em 2012, quando o pesquisador morreu, e seus colegas começaram a publicar todo o material. A maioria o faz sem compará-lo detalhadamente, mas houve um chamado Eberhard Zangger que se tomou o seu trabalho muito a sério. E foi assim, registrando os pertences do falecido, como descobriu evidências de que Mellaart tinha sido o criador de, pelo menos, uma parte das inscrições e gravuras encontrados na jazida turco.
Zangger explica que, de momento, é impossível saber se todas as descobertas são uma fraude ou há alguém verdadeiro, mas a suspeita já se estende sobre todo o sítio arqueológico. Mas, por que fez Mellaart algo assim? Zangger acredita que tinha as faculdades mentais derrubadas e que pouco a pouco foi-se criando um mundo de fantasia em sua cabeça em torno daquela antiga cultura que viveu na Turquia, e em um determinado momento, tentou transformá-lo em realidade com suas falsificações.
Por um lado, Zangger está indignado. Não só pela fraude, mas também pela forma em que o falecido comprometeu o prestígio de seus colegas. Mas, por outro, afirma que, à sua maneira, era uma espécie de gênio, embora usasse seu talento de forma errada.
Fonte: LiveScience.