Dizem que a maquiagem das mulheres afeta como se percebe sua capacidade de liderança
Infelizmente, muitas vezes o valor das pessoas não se julga em função de suas ações, mas de elementos totalmente secundários que não têm nenhuma relação com elas. E isso é o que revelou um experimento realizado pela Universidade de Abertay, na Escócia, que põe de manifesto que a maquiagem que usam as mulheres pode afetar como vêem os outros as suas capacidades de liderança.
Os pesquisadores realizaram um estudo com voluntários de ambos os sexos, que lhes mostraram vários rostos de mulheres sem maquiagem. Em seguida, através de manipulação digital, foram agregando-lhes maquiagem, aumentsndo a intensidade do mesmo até dezesseis vezes. As pessoas que participaram da prova tiveram que se classificar como valorizavam a capacidade de liderança dessas mulheres em cada uma dessas dezesseis etapas.
E o resultado foi que, maioritariamente, os voluntários masculinos como os femininos, julgavam que quanto mais maquilladas estavam, menos capazes lhes pareciam para exercer algum tipo de liderança. É claro que este experimento tem limitações que não permitem tirar conclusones tajantes de qualquer tipo, mas seus resultados são interessantes porque põem em relevo a existência de estereótipos para julgar a capacidade de uma pessoa em função de algo tão banal como a sua aparência.
É claro que a maquiagem nem diminui ou acrescenta um pouquinho à capacidade de liderança de nenhuma mulher, mas este estudo mostra que na mente de muitas pessoas, continua arraigado um grande preconceito contra as mulheres que “se pintam muito” (expressão que, é claro, responde a critérios subjetivos e, por isso, a entrecomillamos).
Fonte: EurekAlert.