Uncategorized

As pessoas não somos bons detectando a tristeza de nossos parceiros

A maioria das pessoas, temos facilidade para detectar muitos dos sentimentos das pessoas que nos rodeiam, especialmente da felicidade e da ira. Mas parece que não somos tão bons quando se trata de sentimentos algo mais sutis e, acima de tudo, negativos, como a tristeza, a solidão ou a decepção. E falhamos nesse terreno, mesmo quando se trata de pessoa com a qual convivemos.
É o que se depreende de um estudo realizado pela Universidade Metodista de Dallas. Os pesquisadores realizaram um experimento com 51 casais, as quais lhes pedido que escrevessem um diário durante um determinado período de tempo. No mesmo tinham que deixar constância de seus sentimentos e emoções, e o que achavam que sentiam seus respectivos companheiros ou companheiras.
E o resultado é que havia uma notável dissonância na hora de avaliar o estado emocional do outro. A maioria dos voluntários acreditavam que era muito melhor do que era na realidade. Segundo os autores do estudo, a maioria das pessoas costumam ser vítimas de um erro cognitivo que nos fazer supor que a pessoa que convivemos sente as coisas do mesmo modo que nós.
Fonte: ScienceDaily