Informações sobre as estradas brasileiras
O Brasil representa para muitos turistas o paraíso terrestre. Seu clima suave e benigno em grande parte do país ao longo do ano e suas imensas áreas de floresta tropical fazem com que a qualquer momento seja perfeito para visitá-lo. Sua grande diversidade biológica em fauna e flora e suas vastas dimensões, o Brasil abrange quase a metade da superfície da América do Sul, o que oferecem ao visitante uma oferta sem igual. A partir de sua natureza e fauna até a sua cultura e tradição, o viajante não deixará de surpreender-se com o contraste de suas regiões. Fique atento aos documentos do Detran especializado também, como o Renavam Detran SC.
Requisitos
A idade mínima para poder alugar um carro no Brasil, são 21 anos e carteira de motorista do condutor deve ter no mínimo 2 anos de idade. Em alguns casos, é obrigatório ter carta de condução internacional.
Limites de velocidade
No Brasil, os limites de velocidade são os seguintes:
- Cidade: 40-50 km/h;
- Em estradas: 60-80 km/h;
- Em auto-estradas: 80-120 km/h.
Regras de trânsito
No Brasil, conduz-se pela direita. É obrigatório o uso do cinto com um aluguel de carro. O uso do telemóvel enquanto se conduz não é permitido ainda sim, é possível usar o sistema “mãos-livres”.
Postos de combustível
Em geral, não é difícil encontrar postos de abastecimento e estações de serviço perto de grandes cidades ou ao longo das estradas principais. Mas é complicado reabastecer quanto mais se adentre em áreas rurais, próximo a lugares pouco povoados.
Estradas e pedágios
O Brasil tem mais de 1,7 milhões de quilômetros de rodovias federais que ligam todo o país. O país conta com rodovias federais, a cargo do Estado, e provinciais, que se diferenciam por sua nomenclatura. As primeiras começam com as iniciais BR seguidas de três números.
As segundas, com as iniciais das províncias ou o Estado. Embora nos últimos anos o Governo brasileiro vem investindo para melhorar seu estado, a grande maioria não estão em um estado ideal. As auto-estradas que se encontram em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo são as que estão melhor. Embora alguns deles são de pedágio.