concurso-público

O que estudar para um concurso público

Antes de iniciar sua preparação podem surgir muitas dúvidas, seja estudando com videoaulas ou praticando com questões de concurso público, mas saiba que antecipar seus estudos ainda é o melhor jeito de sair à frente dos concorrentes para conquistar uma vaga no serviço público.

Mesmo sem um edital publicado, existem algumas disciplinas que costumam aparecer em vários concursos públicos sejam eles da esfera federal, estadual ou municipal – desde bancos, polícias, tribunais, prefeituras, entre outros. Matérias como a língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, direito constitucional e direito administrativo são quase certas no conteúdo programático da maioria dos certames.

Vamos primeiro as disciplinas que mais aparecem, iniciando pela língua portuguesa, presente em quase todos os editais de concursos públicos. Uma área muito importante dentro desta matéria é a de morfologia, que é o estudo da estrutura, formação e classificação das palavras. Outro tópico a ser considerado é a sintaxe, que é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase. E, tão importante quanto os dois assuntos anteriores, a semântica também deve ser estudada. Ela é responsável pela análise do significado das palavras.

A segunda mais recorrente é a disciplina de Raciocínio Lógico e Matemático, que aparece tanto no conteúdo programático de editais com vagas para nível médio quanto para nível superior. Entre os conteúdos mais recomendados para você estudar nessa temos a lógica proporcional (envolvendo sentenças abertas e fechadas, assim como proposições simbólicas); tabela verdade aplicada à resolução de problemas; proposições simples, compostas e conectivos lógicos.

Já a terceira matéria que merece sua atenção ao iniciar sua preparação para concursos públicos é a de Informática. Afinal, saber usar computador todos os dias não é suficiente, os editais exigem que você conheça conteúdos específicos e técnicos. Detalhes de softwares como o Microsoft Word e Microsoft Excel estão entre os assuntos mais cobrados nas provas.

Quanto a disciplina de Direito Constitucional, existem temas que podem ser vistos antes mesmo da publicação do edital. Na primeira, estudar os artigos 1º ao 17 e os artigos 37 a 41 da Constituição Federal de 1988 pode ser muito útil.  Isto não só adiantará parte do conteúdo programático, como também irá te preparar para estudar outras áreas mais específicas, como Direito do Trabalho e Eleitoral, por exemplo.

Outro ramo do Direito que pode ser estudado antecipadamente é o Direito Administrativo. Esta disciplina estuda o governo, então é importante acessar algumas leis federais que, juntamente com a Constituição Federal, estão disponíveis no site do Governo Federal. Também podem ser vistos temas de Poderes Administrativos e Atos Administrativos, além da estrutura da Administração Direta e Indireta. E ainda, a Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8.429/1992), os artigos 1º a 6º e 20 a 22 da Lei de Licitações e Contratos (Lei n.º 8.666/1993).

Por fim, além de procurar videoaulas sobre as disciplinas acima, é muito importante que além da teoria você pratique também a resolução de questões de concurso público desde o primeiro dia. Separando questões de concurso por assunto em um site de questões, você tem a chance de saber quais são seus pontos fracos e onde precisará dedicar mais tempo durante a preparação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *