Uncategorized

A ciência nos diz quanto tempo tem que esperar para pedir que nos devolvam um favor

Vá em frente que os favores têm que ser desinteressados. Embora, às vezes, nos vem do que uma pessoa que nos ajudou, faça o mesmo com a gente. Mas, quanto tempo é necessário esperar para pedir a devolução? Em um princípio, parece lógico pensar que, se esse pedido é feito muito rapidamente, podemos dar a impressão errada de que nosso favor fizemos movidos pelo interesse e à procura de uma reciprocidade. Mas agora, uma pesquisa realizada pela University of Pennsylvania, revela que o melhor é não deixar passar muito tempo e encomendá-lo o quanto antes.
Os autores do estudo realizaram um experimento com vários pacientes de um hospital público, todos eles com uma posição financeira sólida, e os que se lhes aplicou tratamentos muito caros. O costume desta instituição é pedir, em troca de uma doação (a quantidade é livre) a esses pacientes. E o que fizeram os pesquisadores foi pedir a essas pessoas que realizaram essa dotação, uma semana depois de terminar o tratamento, e outros vários meses depois.
E o resultado foi que todos os membros do primeiro grupo fizeram desta doação (e com quantidades mais altas), enquanto que no resto aumentou progressivamente a quantidade de pessoas que não doou nenhum dinheiro. De fato, observou-se que, por cada mês que passava, a disposição para realizar a doação diminuiu 30%.
Em princípio pode parecer que o exemplo do hospital está muito longe da vida cotidiana, mas os pesquisadores garantem que as regras que regem as nossas relações pessoais são semelhantes, e que os resultados podem ser extrapolables.
Fonte: Scientific American.