A obesidade anula o sentido do gosto
A partir de 2013, já se sabia que as pessoas com excesso de peso próximo da obesidade têm menos capacidade para apreciar o sabor da comida. E, agora, um estudo realizado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, descobriu por que isso é assim.
Os pesquisadores realizaram um experimento com ratos, uma parte dos quais lhes deram uma dieta alta em gorduras, e o resto normal. Ao cabo de um tempo, observaram que os membros do primeiro grupo tinham na língua 25% a menos de papilas gustativas.
Cada papila gustativa está compeusta por uma média de cerca de 100 células, que se dividem em três grupos especializados para detectar os diferentes sabores. E conforme essas células vão morrendo, vão se regenerando. Mas, por que os ratos com sobrepeso tinham menos?
A resposta está na gordura acumulada, que secreta uma substância chamada TNF-alfa, que é responsável por acelerar a morte celular. Por esse motivo, os exemplares com excesso de peso não regeneram as células na mesma velocidade que morrem, e acabam tendo menos papilas gustativas.
Para isso, os pesquisadores deram uma dieta rica em gordura em ratos geneticamente modificados para não engordar, e o resultado foi que não se gerou essa molécula. E a boa notícia é que as papilas gustativas perdidas voltam a se recuperar, uma vez que se perdeu peso.
A fonte. Science Daily.