Uncategorized

As crianças de cinco anos já se preocupa com sua reputação

Em maior ou menor medida, todos nos preocupamos com a nossa reputação e o que os outros pensam de nós. Por isso, tratamos de cuidar da imagem que oferecemos ao mundo. Mas, em que momento da vida, começamos a ter consciência do que é a reputação, e a importância que tem nas relações sociais? Até à data, se pensava que era em torno dos nove anos, mas um estudo realizado pelas universidades da Pensilvânia e Chicago, revela que ainda é cedo: aos cinco anos de idade.
Os experimentos realizados por pesquisadores mostraram que as crianças dessa idade já mostram suas intenções de agradar as pessoas que admiram e respeitam, e que têm comportamentos mais generosas e positivas com outras crianças quando sabem que um adulto que lhes está observando. E, também, quando se relacionam com outras crianças que fazem parte de seu entorno habitual, algo que não faziam quando sabiam que a esses outros meninos não iam voltar a ver.
Em um último experimento, os autores do estudo lhes dijero a cada um de crianças de um colégio, que seus colegas e seus professores lhes tinham em alta estima. Então, quando deram o seu primeiro objetivo foi acabar de fazer uma pequena armadilha que lhes podia proporcionar mais um benefício, os pequenos se mostraram relutantes. Em contrapartida, um outro grupo de crianças que não haviam dito nada, se foram partidários de levar a cabo essa conduta tramposa.
Segundo os pesquisadores, os dados obtidos revelam que, a partir de uma idade muito precoce, já começamos a ter consciência da importância de cuidar da imagem pessoal, e as consequências que pode acarretar ter uma boa ou má reputação.
Fonte: SINC.