Uncategorized

Assim era o dente de tubarão préhistórico

A peça que vê na foto é um dente de megalodón, uma espécie extinta de tubarão, que foi também a de maior tamanho que já existiu. E, agora, as autoridades australianas anunciaram que o dente, que mede oito centímetros e estava aderido a uma rocha em um sítio em que não se permite o acesso a visitantes, foi roubado.
Para além deste evento, a notícia serve-nos para lembrar de como era esse colosso dos mares. O megalodón, ou megalodonte, nome que significa dente grande, foi o maior tubarão que já existiu nunca. Esse gigantesco predador tinha uma média de vinte metros de comprimento e pesava cerca de cem toneladas.
O megalodón se alimentava de animais de grande porte, incluindo baleias. Estima-Se que a força de sua mordida poderia exercer uma pressão equivalente a 41.000 libras. De fato, acredita-se que com uma única mordida era capaz de inutilizar suas presas, provocándoles uma grande ferida que fazia com que morreram desangradas. Os investigadores calculam que podia chegar a consumir entre 600 e mil quilos de alimento por dia.
Esta espécie se extinguiu há cerca de pouco mais de dois milhões de anos, por causa do resfriamento dos oceanos.