Composto 14, a pílula que você pode obter os mesmos resultados físicos que ir ao ginásio
Muita gente sonha que um dia exista uma pílula que permita manter-se em forma sem ter que fazer o esforço de ir treinar no centro de fitness. E esse sonho pode estar mais perto. No laboratório Salk Institute for Biological Studies, na Califórnia, estão trabalhando nisso. Mas seu propósito não é o de atender o anseio de um grupo de preguiçosos, mas sim o de ajudar aquelas pessoas que, por diversos motivos (paralisia, doenças degenerativas, obesidade mórbida) não podem fazer exercício físico, o que resulta em uma deterioração de seu organismo.
As investigações começaram no início deste século. Eles conseguiram fazer com que ratos que seguiam a mesma dieta rica em açúcares não sofressem as mesmas consequências físicas. Alguns se tornaram obesos, mas outros continuaram mantendo sua forma física habitual. E tudo foi graças ao chamado de um composto químico, 516, que estimulava os circuitos orgânicos que produziam os mesmos efeitos do exercício físico.
Desenvolver um fármaco a partir daí, parecia algo simples. O problema é que testes posteriores revelaram que esse composto tinha um terrível efeito colateral: elevava o risco de câncer. Mas, agora, os mesmos pesquisadores conseguiram desenvolver uma outra substância, o composto 14, que não mostra esse efeito colateral e obter efeitos semelhantes.
De todas formas, vai passar ainda muito tempo antes que vejamos comercializado o produto. Para isso, as autoridades de saúde têm que considerar a impossibilidade de fazer exercício como uma doença em si mesma que precisa de tratamento farmacológico.
Fonte: ScienceAlert.