imagem de uma mulher abrindo a cortina do quarto

Cortina para quarto de casa, infantil ou de bebê: tudo o que você precisa saber

Uma peça que não pode faltar na decoração do quarto de casal, no quarto das crianças ou do bebê é a cortina.  A cortina para quarto é essencial em todas as casas e deixa o ambiente com um ar mais acolhedor e agradável. A cortina impede que a luz do sol entre no quarto de forma excessiva, o cômodo fica livre de sujeiras que vem lá de fora e ainda fica bem mais fresco, principalmente se for adotar uma cortina blecaute para quarto.

Então, se for para analisar esses detalhes, você saberia comprar cortinas certas para o quarto do casal e do seu filho? Ele sendo uma criança maior ou um baby?

Se a resposta for não ou se pelo menos surge dúvidas na hora de escolher as cortinas ideias para cada tipo de quarto, quando se depara com as mais variadas opções que estão disponíveis no mercado. Não se preocupe que separamos algumas dicas práticas que vão te ajudar nesse desafio.

 

Como escolher cortina para quarto infantil e /ou de bebê

Por mais que existam diversos modelos de cortinas para quarto de bebê no mercado, seja para menino ou menina, é muito importante ficar atento a alguns detalhes. Aqui nós daremos dicas que são válidas para cortina para quarto infantil também, mesmo que seu filho seja um pouco mais velho.

A primeira dica é se atentar quanto à decoração, geralmente os quartos de crianças são menores, então esse é mais um motivo para fazer uma combinação legal entre as cores da parede, os móveis, tapetes, almofada e a cortina. Você vai encontrar nas lojas alguns modelos de cortina para quarto pequeno, elas são diferentes e mais específicas. Assim o ambiente ficara mais harmônico.

A segunda dica é pensar quais os valores e objetivo você deseja agregar a essa cortina. Se o foco é que a cortina para quarto infantil seja apenas uma peça decorativa, então escolha algo mais alegre, com estampas divertidas, de bichinhos ou lúdicas. Aquelas cortinas para quarto de bebê brancas ou com cores mais neutras também cai super bem e combina com qualquer tipo de decoração, deixando assim o ambiente mais tranquilo e feliz.

Outra opção caso o objetivo seja realmente abafar os ruídos, diminuir a entrada da luz do sol e que evite a entrada de poeiras, entre outras sujeiras do ambiente externo, então aposte em cortina blecaute para quarto, tenha certeza que essa será a escolha perfeita e trará grandes benefícios.

A terceira dica é ter atenção na direção em que os móveis do quarto se encontram. Por exemplo, se existe uma janela logo acima do berço ou da cômoda, então deverá ser instalada uma cortina para quarto de bebê em um tamanho menor, para que não fique encostando. Mas se não existe nenhum móvel abaixo da janela, ou apenas um sofá ou poltrona, então invista em cortinas mais longas. De qualquer forma, todos os modelos deixarão o ambiente mais charmoso e acolhedor.

 

Como escolher uma cortina de quarto de casal

Outro desafio é escolher cortina para quarto de casal, justamente por ter vários modelos existentes no mercado, o que deixa ainda mais difícil. Mas a nossa dica é que as mesmas considerações que pontuamos acima para as cortinas para quarto infantil, elas podem ser úteis na hora de decidir entre as opções para o quarto dos adultos.  Pense direitinho e sabemos que você fará a melhor escolha.

De qualquer forma, separamos algumas outras dicas que serão importantíssimas quando for comprar cortinas. Então continue lendo até o final.

 

Medida do vão da janela:

Antes de instalar a cortina, você deverá saber direitinho quais são as medidas de largura e altura, para aí sim colocar a cortina para janela de quarto. Deixe uns 20 cm de folga para cada lado do suporte da cortina. Além disso, deixe também uma distância de uns 10 cm da parte superior da janela.

Suporte: Varão ou trilho: Outro ponto muito importante é saber escolher o suporte que será usado na cortina para quarto. Sua decisão dependerá exclusivamente do tamanho do cômodo, do espaço do vão onde ficará a cortina e da decoração do quarto.

Se optar pelo trilho, então é bom que tenha na parte de cima um acabamento feito de gesso ou madeira, para que ele possa ser fixado.

Se a escolha for o varão, deixe que ele fique a mostra e opte por cores que vão combinar com a decoração do ambiente, como as cores neutras.

Posicionamento da cortina: Se forem colocar cortinas maiores no quarto, deixe alguns centímetros a mais no comprimento, para que fique mais charmoso. Já é normal que a cortina seja instalada do teto até o chão, dando a impressão de um lugar maior.

Defina o modelo da cortina: Agora é com você, seja criativa e escolha a opção de cortina que mais combinará com o quarto do casal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *