Descobrem proteína que faz com que quememos gordura com o frio
Em nosso organismo temos dois tipos de gordura: a branca, que é a que se acumula no corpo e nos faz engordar, e a marrom, que queima muito facilmente, e que se transforma em energia quando está muito frio para regular a temperatura de nosso corpo. Por esse motivo, os pesquisadores passaram anos procurando alguma forma de poder transformar a gordura branca em marrom, como método para lutar contra o excesso de peso.
E, agora, a solução poderia ter encontrado uma equipe do Salk Institute, na Califórnia. Os pesquisadores descobriram que a gordura marrom está relacionada com um gene chamado ERRy, enquanto que o link não existe no caso da gordura branca. E, assim, em um experimento realizado com ratos, cobaias, lhes dirigiram a proteína que permitia a expressão desse gene. E o resultado foi que, quando fazia frio, os roedores não queimavam a gordura marrom e a sua temperatura corporal não aumentava.
A próxima etapa da pesquisa consistirá em tentar aplicar essa proteína e da gordura branca, para ver se produzem os mesmos resultados com marrom. Se o experimento for bem sucedido, você pode ser o primeiro passo para desenvolver medicamentos eficazes contra o excesso de peso.
Fonte: New Atlas.