Uncategorized

Devolvem a visão de dois pacientes que estavam a ponto de ficar cego

A degeneração macular é uma das causas mais comuns de cegueira. Trata-Se de uma doença que destrói progressivamente a visão central e aguda, e que pode provocar a perda total do sentido da visão. Mas, agora, os cirurgiões briánicos envolvidos no projeto London Project to Cure Blindness, conseguiram reverter em dois pacientes de mais de sessenta anos que, apesar de ainda conservavam um resto de visão, estavam a ponto de ficar completamente cegos.
O tratamento consistiu em implantar tecido epitelial pigmentario retina (cultivado em laboratório a partir de células-tronco embrionárias), a mácula, uma das regiões mais importantes da retina, para restaurar o dano sofrido. E o resultado foi surpreendente, porque as duas pessoas agora são capazes de ler, de reconhecer rostos e de se fixar em detalhes muito pequenos. É claro que não recuperaram a visão cem por cento, mas a sua melhoria tem sido surpreendente.
É necessário testar esta terapia com mais pacientes, mas os médicos acreditam que, se funcionou com os dois primeiros, não há motivos para pensar que não possa fazê-lo também com a esfoliação. Segundo os especialistas, se as seguintes testes também dão resultados positivos, o tratamento poderia estar pronto para começar a ser aplicado de forma geral, dentro de cinco anos, aproximadamente.
A fonte. The Guarda.