Dizem que tentar compreender este número criaria um buraco negro em seu cérebro
Pela internet circulam vários vídeos e artigos que afirmam que existe um número tão imenso, que para tentar compreendê-lo é necessário gerar tanta energia, que o nosso cérebro colapsaría dando lugar à formação de um buraco negro. Claro, isso não pode acontecer na realidade, trata-se de uma afirmação feita em um sentido figurado.
A figura em questão é o chamado Número de Graham, que tem o registro de ser o maior já usado em uma demonstração séria matemática. De fato, é impossível, dadas as limitações de espaço e matéria de nosso universo, indicar o número de Graham ou uma aproximação razoável do mesmo em um sistema de numeração convencional, ainda são utilizados outros recursos para tentar representá-lo.
E o que se diz é que, tentar imaginar de um modo convencional esse número no nosso cérebro é uma tarefa impossível, pois seria necessário tanta informação, que o seu equivalente em energia seria necessária para gerar um buraco negro. É claro que se trata de uma simples imitação, para melhor compreender a magnitude desse número. Ou seja, não ocorrerá nenhum buraco negro, mas o nosso cérebro será capaz de imaginar o Número de Graham em termos convencionais.
Fonte: IFL Science.