Este é o computador mais pequeno do mundo e mede menos do que um grão de sal
A IBM apresentou já as suas previsões deste ano. As tecnologias em que está trabalhando e que terão uma grande importância no futuro. Entre elas, chamou a atenção para o que pode ser considerado o computador mais pequeno e mais barato do mundo. Mede menos do que um grão de sal (1mm2) e tem apenas um custo de 10 centavos de euro por unidade. Por se fosse pouco, a sua capacidade de computação é 86 vezes maior que o apresentado pela IBM em 1990. Mas, qual é a sua funcionalidade?
A IBM considera que é necessário lutar contra a fraude no comércio de bens através do mundo e a melhor forma de fazer isso é graças a esses microscópicos computadores. Trata-Se de uma solução baseada no conhecido recentemente como “blockchain” ou “cripto-âncoras”, com a que se pretendem marcar a diferentes bens com quer que surja digitais únicas, para que não possam ser manipuladas. Desta forma, podem ser identificados como autênticos e evitar as falsificações, as quais podem chegar a fazer perder as marcas de cerca de 600 mil milhões de dólares por ano: “Em 5 anos, os cripto-âncoras estarão inseridas em objetos do dia a dia e em dispositivos”, aponta o chefe de desenvolvimento da IBM, Arvind Krishna.
A idéia é que estes computadores pessoais, com centenas de milhares de transistores, possam monitorar, analisar, comunicar e verificar os dados. Desta forma, podem ser uma prova real de que o produto não faz parte de qualquer fraude. A tecnologia ainda está em processo de criação, mas espera-se que em alguns anos seja um dos métodos de segurança mais importantes dentro do tráfego de mercadorias, já que você poderá verificar em poucos segundos a origem e a veracidade do produto.
Não serão os únicos, de fato, espera-se trabalhar também em tintas para medicamentos que mudam de cor quando são introduzidos na água, o que lhe permite saber que a pílula que vai tomar é a correta. Aqui você tem a apresentação do projeto em que trabalha IBM.