Lufthansa teste com sucesso o embarque por reconhecimento facial no aeroporto de Los Angeles
Esqueça do passaporte ou do cartão de embarque, em suma, de tudo o que tenha que ver com a identificação pessoal. No futuro, apenas precisará de sua cara para mostrar quem você é e poder pegar o próximo avião. As companhias aéreas, pouco a pouco, vão torcer para o teste de sistemas de reconhecimento facial para embarcar aos seus passageiros.
Há alguns meses foi British Airways quem se animou a fazê-lo a partir do aeroporto de Los Angeles e agora foi a vez da alemã Lufthansa. 350 passageiros tiveram a oportunidade de subir ao avião A380 em apenas 20 minutos, sem ter que mostrar nenhum documento que lhes pudesse identificar. Um sistema de embarque que se serve da tecnologia biométrica capaz de comparar as diferentes características faciais da pessoa e compará-las com as obtidas nas imagens que foram tiradas do passageiro, nada mais pisar Estados Unidos e cruzar a fronteira.
Apesar de parecer um processo tedioso, traduz-se numa poupança de tempo e a um aumento da segurança de que quem pega o vôo é a pessoa indicada e não existe fraude. A tecnologia foi desenvolvida em parceria entre a Amadeus, CBP, o próprio aeroporto LAX e a empresa Vision-Box.
No momento, a Lufthansa espera poder adaptar este sistema para outros aeroportos dos Estados Unidos ou até mesmo outros países da Europa, mas não sabemos quando chegará a Portugal algo parecido. De fato, não há registro de qualquer tentativa em nosso país.
O aeroporto do futuro, ainda não chegou até aqui.