Uncategorized

O que é o rio de metal líquido escondido no centro da Terra?

“Sabemos mais sobre o Sol que sobre o núcleo da Terra”, disse Chris Finlay, professor da Universidade Técnica da Dinamarca. Por que disse essas palavras?
Ultimamente, foram feitas importantes descobertas sobre como funciona o interior do nosso planeta. Em dezembro do ano passado, na revista Nature Geoscience, publicou uma descoberta que nos ajuda a compreender o que ainda nos falta muito por saber do nosso planeta. O que é? De um rio de metal líquido que corre em grande velocidade -tendo em conta a sua densidade e que se precisa de muita energia para se mover.
O Que é o rio de metal líquido e para que serve?
Os pesquisadores descrevem como uma “corrente de jato” que flui para oeste, situado sob o Alasca e a Sibéria. É um rio de ferro líquido que está escondido no núcleo externo da Terra, influencia e altera o comportamento do campo magnético de nosso planeta.
Este rio se move entre 40 e 50 km por ano. Isso é três vezes mais rápido do que as velocidades típicas de líquido no núcleo externo.
Mistérios
Há mistérios por resolver, por exemplo, o que impulsiona o jato líquido de metal? O que função ela tem? Por que é cada vez mais rápido, este jato?
Os cientistas afirmam que o movimento de ferro que há em o núcleo interno origina o jato que flui no núcleo externo.
Além disso, agora é um mistério como a velocidade do rio de ferro líquido afeta a intensidade do campo magnético. O curioso é que a intensidade do campo magnético da terra está diminuindo ultimamente e a velocidade do rio de metal está aumentando. Como bem se expressou o professor Finlay ainda falta muito por saber do núcleo da terra.