Os humanos podemos adivinhar as emoções, por a cor do rosto
O rosto é como um espelho em que se refletem as emoções, é algo que já sabíamos. Mas uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Ohio, foi descoberto que existe um detalhe sutil que revela o que sentimos, apesar de não mover nem um músculo: a cor.
Os pesquisadores foram capazes de identificar uma série de padrões de cor, causadas pelo fluxo de sangue, associados a cada emoção. Assim, um tom entre o amarelo e o azul ao redor dos lábios, está relacionada com uma sensação de desgosto. Em contrapartida, um rubor nas bochechas e nas têmporas, e um tom azulado no queixo, é um indicador de felicidade.
Em seguida, com base nesses padrões, os autores do estudo lhes pediram a um grupo de voluntários que trataremos de identificar que emoção concreta, refletindo uma série de fotografias de rostos humanos. E o resultado foi que 80% dos participantes no teste foi capaz de identificar corretamente as fotos vinculadas à felicidade. Embora o percentual de acertos (mesmo sendo altos) desceu quando se tratava de emoções mais negativas.
Esta capacidade para inferir as emoções alheias ocorre de forma inconsciente, e se pensa que pode ser uma ferramenta evolutiva de nossa espécie que não possuem o resto dos primatas, já que ao ter o rostor coberto com cabelo, não podem desenvolvê-la.
Fonte: ScienceDaily.