Uncategorized

Os neandertais tinham compaixão

Os neandertais foram até há pouco tempo, uma espécie totalmente desconhecida para nós, e de que pouco a pouco vamos descobrindo coisas que fazem saltar em pedaços muitas das crenças que tínhamos sobre eles. A imagem de alguns indivíduos brutais em comparação com os humanos modernos, não parece ajustar-se muito da realidade.
E um novo estudo realizado por uma equipe da Universidade de York, revela indícios que sugerem que os neandertais tinham um acusado sentido da compaixão. Os pesquisadores estudaram restos de indivíduos que sofreram doenças e lesões muito graves, e que não teriam sobrevivido sem receber os cuidados atentos do resto do mundo.
Por um lado, as análises revelam que os neandertais tinham uma vasta gama de remédios curativos e, por outro, que não cuidavam dos seus membros feridos e aleijados por simples utilitarismo, mas movidos por seus sentimentos em relação a eles. Só assim se explica que permitissem sobreviver durante anos a sujeitos que não podiam fornecer recursos ao resto do grupo.
Além disso, os objetos encontrados em alguns dos enterramentos revelam os laços afetivos que os membros da tribo tinham com estes doentes e feridos.
Fonte: IFL SCience.