Uncategorized

Revelam que mais países, além de Rússia poderiam ter o Novichok

Novichok é o nome do agente químico que, de acordo com as análises feitas pelas autoridades britânicas, foi usado para envenenar o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha. E, uma vez que este composto foi criado na antiga União Soviética, todas as suspeitas se dirigiram para o governo de Vladimir Pution.
Mas, agora, Vil Mirzayanov, o cientista russo que criou esse agente químico declarou em uma entrevista na televisão, que muitos outros países podem ter também essa potente arma. Conforme explicou, em 2008 publicou a formula em um livro intitulado State Secrets: An Insider’s Chronicle Of The Russian Chemical Weapons Program Secrets. “É perfeitamente possível que os britânicos tenham feito. E, como eles, muitos outros países”, disse.
Novichok foi desenvolvido na União Soviética em 1970, embora a sua existência não se tornou pública até o ano de 1991, durante a assinatura do Acordo de Armas Químicas entre Rússia e Estados Unidos. Foi o próprio Vil Mirzayanov que descobriu o segredo, e por causa dessa revelação foi julgado e condenado por alta traição.
Mirzayanov, que atualmente reside nos Estados Unidos, também acusou Putin no início da tentativa de assassinato de Skripal mas, agora, reconhece que pode haver muitos outros gobienros interessados em tirar do meio e culpar a Rússia.
Fonte: RadioFreeEurope.