Saia à rua para caçar nuvens: a NASA precisa de sua ajuda
Para todo aquele amante de meteorologia, este projeto irá adorar. Tenho certeza que muitos estão pendentes de temperatura, do vento, do quanto chove… mas e as nuvens? Qual é a sua forma? O da cor? O do tamanho? Agora mais do que nunca, a NASA pede-vos que tenhais a vossa mente nas nuvens, de forma literal e com o vosso telemóvel como ferramenta principal.
Com a chegada da primavera, é muito provável que exista uma maior atividade de nuvens no céu. Por isso, a NASA pede a todos os cientistas do mundo, de todos os tipos de idades, que prestem atenção a estas próximas semanas, as fotografíen e subam para uma aplicação que criaram, para isso, chamada GLOBE (Global Learning and Observations to Benefit de Enviroment). Você pode enviar até 10 fotos por dia até o próximo dia 15 de abril e quem mais conseguir farão parte de um vídeo de agradecimento que está preparando o projeto e que poderá ser visto em seu site e em redes sociais.
Para a líder deste projeto, Marilé Colombo Carvalhos, este programa oferece a oportunidade de mostrar às pessoas o quão importante é para a NASA que os cidadãos observem também por eles o que acontece no céu”. Esta informação é utilizada posteriormente para os pesquisadores, a compará-los com outros dados obtidos por outros instrumentos de observação da Terra, com os quais eles trabalham, conhecidos como CERES (do inglês, Sistema de Energia Radiante da Terra e as Nuvens).
Apesar de que é uma tecnologia muito avançada, há vezes em que alguns dados captados na imagem devem ser demonstrados, e é aí que entram em jogo as imagens captadas pelos cidadãos: “Por exemplo, é difícil diferenciar os finos cirros de algumas nuvens de neve, já que ambos são quentes e brilhantes, mais ainda quando estão sobre a neve. Uma solução para este problema é consultar as imagens de satélites e compará-las com as dos usuários do aplicativo que as observadas a partir da Terra”, diz Colombo.
Não precisa ser uns grandes gênios para fazer parte deste projeto, assim que se vos chama a atenção, já sabe, sair para a rua e colocá-lo a caçar.
Fonte: NASA