Stephen Hawking, ele será enterrado ao lado de Newton e Darwin
Em Cambridge, existe um cemitério chamado Ascension Burial Ground, em que descansam os restos de muitos dos mais ilustres professores e alunos desta universidade. Por esse motivo, acreditava-se que era ali onde estavam a depositar as cinzas de Stephen Hawking.
Mas, agora, já foi anunciado oficialmente que serão enterradas na Abadia de Westminster, em Londres. O genial físico terá um nicho na abóbada central, onde também estão sepultados os restos mortais de dois dos mais brilhantes cientistas da história. Isaac Newton e Charles Darwin.
O que não transcende é a data. Embora se acha que pode ser o 31 de março, já que nesse mesmo dia sua família tem pensado em dedicar-lhe um funeral em Great St. Mary’s, da igreja, da Universidade de Cambridge.
Há quem já manifestou a sua perplexidade de que alguém como Hawking, que nunca escondeu seu ateismo, seja enterrado em um templo religioso. Mas o que motivou essa decisão tem sido o desejo de que seus restos mortais estão junto aos dois dos mais brilhantes cientistas britânicos de todos os tempos.
Em relação às idéias religiosas de Newton e Darwin, sabe-se que o primeiro deles se era crente. O segundo, no entanto, foi perdendo a sua fé a raiz de seus estudos científicos e de alguns acontecimentos de sua vida pessoal. Recentemente, apareceu uma carta sua, na qual afirmava que sua postura em relação à idéia de Deus se encaixava melhor no agnosticismo.