Uncategorized

Uma em cada dez pessoas pode ter restos de cocaína nos dedos

Os restos de cocaína são um tipo de poluente urbano que está presente no ambiente que nos rodeia, mais do que nos costumamos figurar. E assim o tem demonstrado um novo estudo realizado pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, revelou que um grande número de pessoas podem ter partículas dessa droga nos dedos sem ser conscientse de fazer isso.
Os pesquisadores realizaram um experimento com um grupo de voluntários, entre os quais havia pessoas que nunca consumiram drogas e outras que se faziam de forma habitual. E os resultados revelaram que 13% dos que não eram consumidores tinham vestígios de cocaína em suas impressões digitais, e isso que o 1% se tinha lavado as mãos, duas horas antes.
Segundo os autores do estudo, a cocaína pode chegar a nossa pele através de um simples aperto de mãos com outra pessoa que tenha estado em contato com ela, ou por lidar com os bilhetes de papel. Um estudo anterior já havia revelado que até 94% as notas que estão em circulação contêm restos de droga.
O estudo tem algumas limitações, uma vez que a amostra de voluntários não era excessivamente grande, e só a compunham pessoas que viviam na Inglaterra. Mas os pesquisadores acreditam que se fizessem experiências semelhantes em outros países, os resultados não seriam muito diferentes.
Fonte: IFL Science.