Uncategorized

Você sabia que a cor do peixe dourado é uma mutação genética e, originalmente, eram cinzentos?

Assim, os peixes ‘dourados’ (goldfish, Carassius auratus) originalmente eram cinza, mas uma mutação genética produziu um peixe de cor vermelho brilhante, amarelo ou laranja. Aqui uma explicação simples, que irá surpreendê-lo sobre uma de muitas curiosidades do mundo.
Como esses peixes se destacavam eram rapidamente devorados por predadores. No século IX, os monges de um povo chinês começaram a mantê-los em aquários, onde se mantiveram longe dos predadores.
Por que se dá essa alteração?
Os especialistas em genética explicam que as mutações ocorrem quando se altera a estructua dos cromossomos, pode ser a omissão de um fator, perda de um gene, ou cruzar os fatores de um cromossomo para outro. Estas características são hereditárias, de acordo com as leis de Mendel.

O cor de ouro puro, estes peixes é muito raro. As cores mais comuns são: dourado pálido, vermelho-dourado, amarelo, e branco. Há prateados também.
Muitas filhotes adquirem a sua coloração, em parte, pela composição química da água, a comida ou a qualidade da luz que os atinge.
As fêmeas mantidas em aquários ou estaques sombreadas permanecem de cor escura durante mais tempo que aquelas mantidas em aquários ou lagos bem iluminados.
Também os peixes mantidos em aquários, onde há uma grande quantidade de calcário são sempre de uma cor metálica. A cor vermelho intenso, pode ser obtido se transfere o peixe durante algumas semanas a um reservatório com fundo de terra.