Você sabia que existe uma relação entre o universo e os cosméticos que comumente usam as mulheres?
Isto é, por causa da palavra grega “kó·smos” que atualmente é usado para se referir ao universo
Acontece que o significado primário dessa palavra grega é “ordem” ou “organização”. Assim que um cosmos é um sistema ordenado e harmonioso.
Os filósofos gregos, por vezes, aplicavam a palavra kó·smos de todas as coisas visíveis que há, no universo, devido à ordem que manifestam. Mas no começo, não havia unanimidade entre eles com relação a esta palavra, já que alguns restringem a palavra aos corpos celestes, enquanto que para outros designava todo o universo. Por exemplo, segundo Filolao e de outros autores da antiguidade, foi Pitágoras o primeiro que uso o termo cosmos para referir-se à ordem do universo, e o universo mesmo. No entanto, Filolao usava esta palavra no plural para referir-se aos corpos celestes que circulam em torno do foco central do mundo. Mais tarde, na filosofia da ciência, usada para designar o conjunto do céu e da terra
Atualmente é utilizado como sinônimo de universo, considerando a ordem que este possui.
E o que tem a ver isso com os cosméticos? Devido a que o conceito de beleza está intimamente ligada à ordem e a simetria, a palavra kó·smos também transmite essa idéia, por isso que os gregos usaram frequentemente esse termo para se referir a um “enfeite”, em especial com relação às mulheres.
Para mencionar alguns casos, temos o verbo ko·smé·ō, o qual tem o sentido de “colocar em ordem”, mas em outras ocasiões, tem o sentido de ‘decorar’. Também há o adjetivo kó·smi·os que designa o que está “bem preparado” ou “ordenado”.