Você sabia que o leite materno pode proteger um bebê de bactérias que poderiam matálo?
De acordo com uma equipe do Departamento de Medicina Especializada, de Diagnóstico e Experimental da Universidade de Bolonha, nosso corpo é formado por 37,2 bilhões de células (…) já se fazem muitas?… Pois o Instituto Weizmann de Ciências de Israel, revelou que existem menos de 40 bilhões de bactérias, as quais estão, tanto fora como dentro de nosso organismo. Assim que, relativamente, não é muita a diferença que há entre células humanas e bactérias.
Mas, para um recém-nascido, esta situação ainda poderia ser perigoso. Isto devido a que seu sistema imunológico ainda não terminou de se desenvolver. Tem Apenas um dia de nascido e as bactérias já começam a atacá-lo e como ele não pode lutar sozinho contra os germes, estes seres invisíveis podem ser letais para o organismo do pequeno… E agora, Quem poderá ajudá-lo?
É aqui onde a mãe entra em ação com o leite materno. Como existe um estreito contato com ele bebe, os germes que estão atacando o infante, também atacam a mãe, mas como ela tem um sistema imunológico desenvolvido este cria anticorpos que destroem as bactérias e meio de leite transfere esses anticorpos para seu filho.
E enquanto não terminar de configure o sistema imunológico do bebê, será a mãe, que o manterá a salvo. Por isso, espera-se que nas primeiras etapas ingira cerca de meio litro de leite por dia. Assim dar-lhe os nutrientes necessários e também o protegerá de alguns perigos que não se podem ver a olho nu.
Você conhece outro benefício do leite materno, que queira compartilhar conosco?